Programa Lider

PROJETO LIDER – SEBRAE

EIXO TURISMO

NUCLEO CICLOTURISMO REGIONAL

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

PROJETO LIDER

O Programa Líder, Liderança para o Desenvolvimento Regional, iniciado em outubro de 2017, vai culminar na elaboração do Plano Estratégico para o desenvolvimento Econômico e Social de 12 municípios do Médio Paraíba, que fazem parte da Regional do Sebrae do Médio Paraíba, com sede em Volta Redonda, e que tem como coordenadora Regional Ana Lucia de Araújo Lima, que congrega os Municípios de Valença, Vassouras, Barra do Pirai, Pirai, Rio Claro, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia. O Projeto está sendo estruturado por um grupo de cerca de 50 pessoas, entre empresários, representantes do Poder Público, do terceiro setor e das Universidades, engajados em trabalhar em prol de um futuro melhor para a região. O programa está dividido em duas fases e deve ser finalizado em 2019. A Fase 1, encerrou se em junho de 2018 depois de oito encontros. Nesta fase, foram identificadas a situação regional, o desenvolvimento das lideranças empreendedoras, os objetivos estratégicos, além de outras ações. “O grupo se estruturou, construiu as estratégias de desenvolvimento e começaram a elaborar o Plano Estratégico da região”, através da criação de quatro eixos definidos, que serão estudados e elaborados projetos com os temas específicos, o quatro eixos ficaram assim definidos, EDUCAÇÃO, MOBILIDADE, TECNOLOGIA E TURISMO. O que estamos fazendo é começar a tirar as ideias do papel para viabilizar ações que possam incentivar e viabilizar esta integração.

Na Fase 2, iniciada em agosto deste ano, com final previsto para setembro/19, o programa será institucionalizado, com a implementação dos projetos, monitoramento de resultados e orientação no foco das ações, ampliação do grupo e amplificação dos resultados. Nesta fase do Lider, o Sebrae Rio dá suporte e o apoio necessário aos trabalhos dos líderes na montagem do Planejamento Estratégico através de uma consultoria especializada, que acompanha o grupo na integração do planejamento estratégico, estruturação da governança, levantamento de informações, entre outras ações. “O acompanhamento da evolução do trabalho dos grupos será realizado através dos Fóruns de Monitoramento dos Compromissos Regionais”.

O Lider já vem sendo desenvolvido em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa

EIXO TURISMO:

O Eixo Turismo foi um dos temas escolhidos entre os 50 participantes do Projeto Líder para desenvolvimento de projetos em comum entre as regiões do Vales do Café e Agulhas Negras, projetos estes de criação de politicas privadas e publicas em duas áreas geográficas potenciais em Belezas naturais, Turismos Histórico, de Lazer, de Esporte, de Artes e Negócios e dentro deste Eixo nasceu o Projeto Ciclo Turismo Regional.

NUCLEO CICLOTURISMO REGIONAL:

OBJETIVO:

Criação de rotas de cicloturismo entre os 12 municípios do Médio Paraíba culminando com a integração em um circuito com o objetivo de promover o turismo de lazer, esporte, natural, histórico e negócios na região Sul Fluminense, acreditamos que esta ação trará benefícios econômicos e sociais para os municípios contemplados.

1º ENCONTRO: APRESENÇÃO PROJETO

Convite aos cicloativas dos doze municípios do Médio Paraíba (Sebrae) para uma reunião no Município de Valença para apresentação do Projeto a qual tivemos a participação da maioria dos convidados.

2º ao 5º – ENCONTRO – ESTUDO DE ROTAS E CIRCUITO

Realizamos nas cidades de Vassouras, Barra do Pirai, Pirai e Rio Claro estudos de viabilidade e geográfico os quais conseguimos através de tecnologia de informações digitais traçar as rotas a qual culminou na construção digital do Circuito com a colaboração de todos cicloativas dos 12 Municípios.

Etapas Cicloturísticas Sugeridas (clique no link):

Etapas Sugeridas

rangerbrasil