Preparo 2010

   TREINO e BICICLETA:

     Eu pessoalmente não gosto de sair para treinar tarde, o meu conceito de tarde é após as 08h da manhã, isso aliado ao frio matinal em curitiba fez com que o meu preparo para o caminho de santiago de 2010 fosse quase que todo feito na academia/ginásio, eu treinava RPM/Spinning de 3 a 5 vezes na semana e nos intervalos fazia Yoga. Um aspecto importantíssimo é a bicicleta eleita para realizar o caminho, a bike que eu tinha disponível era uma Monark Ranger que comprei em 1992 (CAMELO SOLITÁRIO), com ela já havia rodado muito, feito várias travessias (Mantiqueira e Serra da Bocaina), ou seja, já estava ergonomicamente adaptado a ela e juntos eramos um só. Eu até pensei em comprar outra, mas quanto mais buscava menos achava uma que atendesse a demanda, as MTBs disponíveis no Brasil são projetos voltados para o Single-track e DH, eu precisava de uma bike com entre-eixos longo e quadro diamante, justamente o que minha bike tem, e caso fosse comprar outra teria que fazer uma aclimatação de pelo menos uns 3000km para que nos tornássemos um só!

   MOCHILA x ALFORGE:

     Com o preparo aeróbico em andamento, equipamento decidido, passamos para o acessório principal, o Bagageiro:

     Eu opto por usar bagageiro traseiro com alforges por diversos motivos:

– o centro de gravidade com os alforges é mais baixo que se usar mochila, tornando o pedalar mais estável;

– com o peso atrás os pequenos DH que surgem são facilitados;

– a mochila nas costas em pedais curto é até aceitável, mas em viagens de vários dias não é aconselhável;

   CLIMA:

     O estudo prévio da condição climática a ser enfrentada é muito importante, no Caminho de Santiago de 2010 que foi percorrido em Maio era primavera e eu imaginava que iria encontrar tudo florido, céu azul e temperatura amena, mas como nem tudo é o que imaginamos encontrei chuva, lama, um clima de inverno que me proporcionou pedalar nevando (experiência muito boa!).

   SAÚDE:

     Também é importante que você faça um pequeno check-up antes de viajar, procure seu médico e dentista. Eles serão importantes também na prescrição de medicamentos a levar, caso faça uso continuado de algum tenha certeza de levar a quantidade correta para todo o período da viagem.

   CHECK-LIST:

     Não dispense um check list, escreva tudo que irá levar ou precisar, tudo mesmo, e mantenha essa lista com você desde que decidiu viajar, nela você tem que fazer no mínimos dois checks para ter certeza que está levando o item, um quando separou-o num local (tipo canto do armário ou caixa) e outro quando você efetivamente o colocou no local em que irá viajar (mala ou alforge)

   MANUTENÇÃO:

     Outro preparo importantíssimo é o preparo do cicloturista para realizar pequenas manutenções na bike, como por exemplo: reparar pneus furados, correntes arrebentadas, regular os freios, pequenas regulagens no câmbio. E somente se aprende mexendo, aconselho que faça isso antes de viajar de forma experimental em casa ou em pequenos percursos para que esteja preparado. Existem oficinas (talleres) no percurso do Caminho de Santiago, mas as vezes os problemas acontecem em locais distantes delas.

   O QUE LEVAR?

     A escolha do que levar é muito pessoal, mesmo que você já tenha feito diversos roteiros sozinho ou em grupo no momento de separar o material você irá ter dúvidas. Tenha em mente que o Caminho de Santiago é um roteiro que durará entre 15 e 25 dias pedalados e que você será a força motriz que carregará tudo, tem itens essenciais e itens dispensáveis, claro que o conceito de essencial e dispensável variará de acordo com quem irá confeccionar o Check List.

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